Cirurgia da Vesicula Biliar

A cirurgia da vesicula biliar pode ser realizada de várias formas. Existe cirurgia da vesícula com corte, sem corte, feita através de videolaparoscopia, cirurgia da vesicula a laser, por video, dentre outras. Também é importante saber onde será realizada se for uma cirurgia da vesicula pelo sus. Pelo que se sabe este tipo de tratamento muitas vezes emagrece e requer cuidados especiais como uma dieta.

 
Pedra na vesícula biliar e os tipos de cirurgia. Pode ser feita cirurgia da vesicula com corte, a laser, etc.

 

PEDRA NA VESÍCULA         CAUSAS         SINTOMAS        PREVENÇÃO        TRATAMENTO

 

 

 

CIRURGIA DA VESÍCULA

Sem dúvida a principal forma de tratamento adotada pelos médicos no tratamento de colelitíase ou litíase biliar, popularmente conhecida como pedra na vesícula são as cirurgias da vesícula.

 

Nos pacientes assintomáticos, que encontram uma pedra acidentalmente em exames de rotina, em geral, a conduta é expectante. Trabalhos mostram que menos de 15% das pessoas com pedras desenvolvem sintomas em um prazo de 10 anos. Além disso, a maioria dos pacientes que apresenta sintomas pelo cálculo biliar o fazem como cólica biliar, e não colecistite, colangite ou pancreatite. Portanto, a não ser que haja outros dados na história clínica, habitualmente não se leva à cirurgia pacientes com colelitíase assintomática.
 

Infelizmente, os ótimos resultados financeiros obtidos com as cirurgias (colecistectomia por laparoscopia), aliado ao desconhecimento da população, muitas vezes fazem com que a retirada cirúrgica das pedras na vesícula sejam normalmente a primeira recomendação adotada por muitos médicos, mesmo em quadros assintomáticos.

 

Pedra na Vesícula Tratamento: Cirurgia para remoção da Vesícula Biliar (colecistectomia por laparoscopia)

Pedra na Vesicula Tratamento: Cirurgia para remoção da Vesicula Biliar (colecistectomia por laparoscopia)

CIRURGIA PARA RETIRADA DE PEDRA NA VESÍCULA

 

A remoção da vesícula biliar já é uma das cirurgias mais praticadas no Brasil, e a maioria delas é realizada por via laparoscópica. O termo médico para este procedimento é colecistectomia videolaparoscópica, onde a operação é realizada através de quatro pequenos orifícios de 0,5 cm no abdomen e geralmente o paciente fica um dia internado no hospital e retorna às atividades normais em 10 a 15 dias.

 

Cirurgia da vesicula biliar

CIRURGIA DA VESICULA BILIAR POR LAPAROSCOPIA

Cirurgia da vesicula: método colecistectomia agulhascopica

CIRURGIA DA VESICULA USANDO COLECISTECTOMIA AGULHOSCOPICA

 

Pedra na Vesicula Tratamentos: Antiga cirurgia convencional para remoção da Vesicula Biliar

CICATRIZ DEIXADA POR UMA CIRURGIA

CONVENCIONAL

Pedra na Vesicula Tratamentos: As cirurgias atuais (colecistectomia por laparoscopia) quase não deixam cicatrizes

AS CIRURGIAS ATUAIS QUASE NÃO DEIXAM CICATRIZES

(COLECISTECTOMIA POR LAPAROSCOPIA)

 

Na maior parte dos casos as pedras na vesícula são assintomáticas e os pacientes geralmente nem sabem que estão com o problema. Em mais de 80% destes casos, o paciente só descobre que está com pedra na vesícula quando sente uma cólica biliar.

 

Se o paciente apresenta sintomas da pedra na vesícula, mesmo que somente cólicas biliares, a cirurgia pode ser indicada pelo médico. O tratamento mais comum nestes casos é a colecistectomia, retirada cirúrgica da vesícula. A colecistectomia pode ser feita por cirurgia tradicional ou por laparoscopia. Atualmente a cirurgia laparoscópica é a mais usada.

Nos casos de colangite, cálculos nas vias biliares ou pancreatite, o procedimento também é cirúrgico e visa a desobstrução da via biliares. Após a desobstrução, retira-se também a vesícula no mesmo ato cirúrgico para evitar recorrências.

A vesícula é um órgão importante, mas não é considerado vital pelos médicos. A maioria dos pacientes sem vesícula pode levar uma vida normal e sem problemas. Sabemos que é perfeitamente possível viver sem a vesícula biliar, pois a bile, como já explicamos, é produzida no fígado. Durante os primeiros anos após a cirurgia, há alguma intolerância a alimentos mais gordurosos, mas com o passar do tempo os pacientes geralmente se adaptam e não necessitam de restrição alimentar muito rigorosa. Em alguns poucos casos (aproximadamente 5%) o paciente fica com o hábito intestinal mais rápido (intestino solto), o que pode causar algum desconforto momentâneo, mas em geral melhora um pouco a longo prazo.

 

 

 

 

 

IMPORTANTE: Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações aqui acessadas. O site pedranavesicula.com.br não possui nenhum vínculo com laboratórios farmacêuticos ou com fabricantes de medicamentos em geral. Todas as informações contidas neste site, tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca do tema pedra na vesícula. Este artigo expressa tão somente o ponto de vista de profissionais da área de saúde que colaboram com o site e seus respectivos autores.

 

 

AVISO: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.

 

O bom profissional que atende a pacientes com cálculos biliares em sua prática clínica deve conhecer as diversas formas de tratamento e constantemente atualizar seus conceitos a fim de oferecer o melhor para cada caso em particular.

 

 

 

 

Copyright © - Todos os direitos reservados para o site Pedra na Vesícula - www.pedranavesicula.com.br - Revisado em Fevereiro de 2012.
 

 

Tratamento Pedra na Vesícula     Artrite e Artrose     NQI      SUPLEMENTOS      SAÚDE      NQI POWER      pedra nos rins     cálculo renal     Cálculos Renais     cogumelo do sol        NQI Cálculo Renal        NQI depoimento    NQI Cálculo Renal Tratamento    depoimento sobre o NQI   NQI Cálculo Renal    NQI funciona     Reumatismo  Hotel SP     Lista Hotel      Bula do NQI     Jornal da Saúde    

 

 

 

calculo biliar  ácido ursodesoxicólico   vesícula biliar    colecistite    bile    dieta   fotos   engorda    alimentação    causas     o que comer    tratamento    cirurgia da vesícula    pólipo    vesícula inflamada    sintomas 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

pedra na vesícula   cálculo biliar    pedra nos rins    cálculo renal

 

Artigo específico sobre cirurgia da vesicula.